É responsável pelas relações entre empresa ou instituição e os meios de comunicação. Trabalhar as suas iniciativas, divulgar suas ações, fazer a defesa de seus interesses e monitorar seu posicionamento na mídia.
Principais ações
- Relacionamento com a mídia
- Relações institicionais
- Produção de conteúdo (press releases, artigos, notas, comunicados, etc)
- Contato com formadores de opinião, influenciadores e stakeholders
- Organização de entrevistas individuais, coletivas e press trips
- Avaliação e gerenciamento de eventuais crises
- Monitoramento de mídia (exposição do cliente)
- Monitoramento de redes sociais
Envolve planejamento, elaboração de planos e definição de estratégias para o público interno e externo. As ações de consultoria têm sempre como foco principal o 'core business' do cliente. O trabalho busca enfocar o desenvolvimento de projetos que proporcionam visibilidade positiva, ampliação de relações com a mídia e os demais públicos.
Principais ações
- Planejamento estratégico
- Elaboração de plano de comunicação
- Definição de posicionamento corporativo
- Definição de programas de relações institucionais
- Diagnóstico do setor
- Levantamento de eventuais riscos
- Elencar vulnerabilidades
- Análise SWOT
O bom relacionamento e desenvolvimento da comunicação interna de uma empresa ou instituição definem e possibilitam a exploração da imagem junto ao público externo e com os meios de comunicação. A comunicação com os funcionários é o primeiro passo para mostrar os seus valores.
Principais ações
- Diagnóstico de comunicação
- Definição de linguagem
- Sugestão de canais de comunicação
- Definição de periodicidade
- Análise de temas de interesse
- Produção de conteúdo
- Sugestão de implementação de manuais e política de procedimentos
- Workshops de comunicação
Os projetos de comunicação de sua empresa, instituição ou marketing pessoal devem necessariamente contar com redes sociais. Cada vez mais o público é influenciado diretamente por redes sociais na escolha de produtos e marcas, na formação de imagem e, consequentemente, na opção de compra. A presença online mostra modernidade e aproxima seu negócio do seu público de interesse.
Principais ações
- Projetos e estratégias focados em redes sociais
- Produção de conteúdo
- Monitoramento de redes
- Análise de presença em redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn)
O relacionamento com os meios de comunicação exige alinhamento do posicionamento estratégico definido pela empresa ou instituição. O treinamento, com aplicação de mensagens-chave e simulações de entrevistas para CEOs e corpo gerencial preparam porta-vozes para o contato com diversos meios de comunicação.
Principais ações
- Treinamento para CEOs e executivos
- Treinamento para gerentes e funcionários
- Noções de comunicação
- Alinhamento de comunicação
- Definição de mensagens-chave
- Treinamento prático
- Palestra com especialistas
- Avaliação final
A comunicação é de fundamental importância no momento em que a empresa ou instituição passa por uma exposição negativa motivada por crise. O alinhamento da comunicação, o entrosamento entre ações a serem tomadas, e os respectivos posicionamentos divulgados devem ser objeto de estudo da comunicação e do comitê de crise.
Principais ações
- Análise do cenário
- Monitoramento de imprensa e redes sociais
- Atendimento a demandas de imprensa
- Produção de comunicados para mídia, público interno e stakeholders
- Raio-x da mídia (quem cobre o que)
- Planos de contingência
- Programa de relações institucionais
- Alinhamento com comitê de crise